As 7 Ferramentas da Qualidade
CONAENGE » Qualidade »O que são as 7 Ferramentas da Qualidade?
O lançamento de produto requer que o mesmo seja disponibilizado ao mercado no momento adequado, mesmo porque – e quase sempre – o ciclo de vida de um produto não é tão longo e este é um dos motivos porque se deve acertar o timing. A maioria dos produtos passa pelas etapas de introdução, crescimento, maturidade e declínio e busca-se sempre – e na maior parte possível do tempo – que o período de crescimento de vendas e maturidade seja ampliado, visto que tal acontecimento poderá gerar incrementos no produto ou mesmo criar receita para novos lançamentos.
Você sabe qual é um dos grandes problemas quando empresas querem lançar produtos com rapidez no mercado e não possuem os recursos adequados? O principal problema é o lançamento prematuro de produtos que muitas vezes ainda não têm o nível adequado de qualidade ou mesmo que ainda não atingiram um nível de confiabilidade aceitável da função do produto. Com isso, o produto não gera uma evolução nas vendas pelo nível inadequado de qualidade e confiabilidade de suas funções.
Entende-se por qualidade aquele atributo que atenda a função prevista e que o cliente o considere adequado. Por exemplo, provavelmente, amantes do Off Road não buscam como principal atributo o design dos veículos 4×4, e sim que a robustez de cada projeto seja correspondida na prática nas exigências de suas trilhas. Agora, atributos como o funcionamento perfeito do guincho não podem deixar de funcionar quando necessário. Então, a qualidade está totalmente associada com a função do produto e ao que o cliente final espera do atributo pelo qual comprou o mesmo.
As 7 Ferramentas da Qualidade
Então, é fundamental que cada fabricante determine o seu nível de qualidade adequadamente e o monitore para que tenha certeza que seu produto está sendo entregue conforme esperado. A melhor forma de certificar a qualidade é utilizando as 7 Ferramentas da Qualidade porque gera ações e tomadas de decisão baseadas em métodos experimentados e comprovados.
É hora de conhecermos as tão famosas 7 Ferramentas da Qualidade:
- Fluxograma
- Folha de Verificação
- Diagrama de Ishikawa
- Histograma
- Diagrama de Pareto
- Diagrama de Dispersão
- Carta de Controle
1. Fluxograma
Através do fluxograma é documentado o fluxo de qualquer processo de uma empresa, independente se a mesma atua com produto ou serviço. Também, sempre que é realizado o mapeamento de processos em uma empresa, resulta em um fluxograma para documentação do fluxo de processos.
Todo processo deve ser bem definido e com as etapas estabelecidas. As etapas são identificadas no fluxograma através de caixas que possuem significados diferentes conforme a sua representação no processo. O fluxograma deve estar claramente no conhecimento dos profissionais que atuam em uma empresa e, se possível, que esteja sempre visível para o incentivo da gestão à vista.
2. Folha de Verificação
É a principal ferramenta utilizada para tomadas de decisão porque permite a checagem da frequência de resultados ou parâmetros no processo. Não há um padrão estabelecido de Folha de Verificação e cada empresa deve construí-la conforme sua necessidade.
Um dos usos da Folha de Verificação, também chamada de Lista de Verificação ou Controle (Checklist), é para avaliar limites de processos e para que os mesmos tenham seus limites documentados na especificação do componente ou produto. Ainda, aplica-se para avaliar a frequência de amostragem ou teste de determinado componente, visto que componentes com menos confiabilidade precisarão de um acompanhamento mais rigoroso até que se trabalhe em melhoria do processo e que se atinja níveis desejados no processo, fase chamada de estabilidade.
3. Diagrama de Ishikawa
Ferramenta muito utilizada para o descobrimento da causa raiz de problemas. Geralmente o Diagrama de Ishikawa é elaborado após a realização de um brainstorming. Todas as ideias (possíveis causas) que foram citadas no Brainstorming são organizadas no Diagrama e classificadas em uma de suas categorias que são 6: Método, Máquina, Meio Ambiente, Medida, Material e Mão de Obra.
Uma vez que as possíveis causas estejam dispostas no diagrama, faz-se a abertura em subcausas para posteriormente se definir um plano de ação efetivo para a solução do problema, geralmente a partir da metodologia dos 5 porquês.
4. Histograma
O histograma representa um conjunto de dados que equivale a uma classe ou frequência de amostragem. Com isso, é possível entender como o processo se comporta dentro de determinado período de tempo.
Note que as 7 Ferramentas da Qualidade conversam entre si e muitas vezes servem de base uma para a outra, como é o caso do Histograma que pode ser construído a partir de resultados obtidos em uma Folha de Verificação.
5. Diagrama de Pareto
Este diagrama está intrinsecamente vinculado à Lei de Pareto, também conhecida como Princípio 80-20, a qual diz que 80% dos problemas advêm de 20% das causas, e, com isso, trata-se este percentual menor para obter um resultado efetivo.
É uma representação gráfica e já comprovada de priorização para solução de problemas, que podem ser sobre perdas, defeitos, reclamações, etc.
A utilização do Diagrama de Pareto permite que se gaste energia e recursos para a solução de problemas somente com o que realmente tem impacto para a corporação.
6. Diagrama de Dispersão
Serve para identificar a relação entre duas variáveis e tem uma ampla utilização na validação de processos e no entendimento de como determinada variável se comporta.
Imagine que se queira validar determinado processo e entender se alguma dimensão possui correlação com alguma outra como no caso, por exemplo, da usinagem de um componente. Será que a tolerância de uma dimensão ultrapassa o limite da especificação quando a temperatura excede determinado valor? Este é um exemplo real de onde se pode aplicar a correlação de variáveis e a partir disso atuar com planos de ações para que a especificação do produto se mantenha conforme.
7. Carta de Controle
Para a utilização desta ferramenta deve-se definir a variável que se quer medir, a frequência de medição da variação e quais são os limites (inferior e superior) da variável. A Carta de Controle é utilizada no CEP (Controle Estatístico de Processo).
Uma vez que os dados da carta de controle acompanhados no processo sejam inseridos no gráfico, é possível perceber a tendência do dimensional ao longo do tempo. Também, na ocorrência de instâncias fora dos limites, é necessário a intervenção e ações para que o processo se estabeleça dentro das tolerâncias propostas.
Comentários Finais
Conclui-se que manter a especificação de um produto ou serviço e seus níveis de qualidade é uma tarefa que exige metodologia e disciplina. É por isso que ao longo de décadas as Ferramentas da Qualidade têm seu uso cada vez mais ampliado, não importando o segmento de empresas e do que estas ofereçam ao mercado. Ainda, a utilização das 7 Ferramentas da Qualidade permitem um aprendizado contínuo para equipes e o aprimoramento de produtos e serviços de uma forma sistemática e robusta.
“Sem dados você é apenas mais uma pessoa com uma opinião.”
William Edwards Deming