Lean Manufacturing (Manufatura Enxuta)

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Lean Manufacturing - Manufatura Enxuta

De onde surgiu essa forma enxuta de produção?

O Sistema Lean surgiu na Toyota, no Japão, após a Segunda Guerra Mundial.

O Sistema Toyota de Produção, como era inicialmente chamado, ficou conhecido no mundo inteiro devido à entrada súbita de diversas empresas japonesas no mercado mundial, o que chamou a atenção das empresas ocidentais. Com a filosofia conhecida pelo mundo todo, o termo Lean, que significa enxuto, foi utilizado então para denominar a forma de se produzir cada vez mais, com cada vez menos.

O que é Lean Manufacturing?

Lean Manufacturing é uma iniciativa que busca eliminar desperdícios, isto é, excluir o que não tem valor para o cliente e imprimir velocidade à empresa. No cerne do Lean Manufacturing está a redução de sete tipos de desperdícios identificados por Taiichi Ohno.

Quais são os sete tipos de desperdícios?

  1. Superprodução: produzir em quantidade ou ritmo maior do que o necessário utiliza recursos desnecessariamente, gera estoques, deslocamentos etc.
  2. Defeitos: é o mais óbvio dos sete desperdícios, embora nem sempre seja o mais fácil de detectar antes de chegarem aos seus clientes.
  3. Espera: o ideal do Sistema Lean é que todos os processos ocorram em fluxo contínuo, entregando rapidamente para o cliente, sem interrupção.
  4. Movimentos de pessoas sem necessidade também são desperdícios: consomem tempo que não está sendo usado para produzir, para criar valor.
  5. Inventário custa dinheiro, cada pedaço de matéria-prima, trabalho em andamento ou produtos acabados tem um custo.
  6. Transporte é um grande desperdício: fazer qualquer tipo de transporte que poderia ser evitado de alguma forma.
  7. Super processamento é quando fazemos, para se produzir algo, ações que não precisariam ser feitas. Que mesmo que fossem eliminadas, não fariam a menor falta.

“A máquina que mudou o mundo.”

James Womack

Lean Manufacturing segue 5 princípios que guiam a utilização da metodologia. Eles são:

  1. Especificar valor sob a ótica do cliente (Valor);
  2. Alinhar na melhor sequência as atividades que criam valor (Fluxo de Valor);
  3. Realizar essas atividades sem interrupção (Fluxo Contínuo);
  4. Sempre que alguém as solicita (Produção Puxada);
  5. De maneira cada vez mais eficaz (Perfeição).

Valor Percebido pelo Cliente

O ponto de partida para o Lean é o conceito de valor percebido pelo cliente. Este valor é definido em termos de produtos ou serviços específicos que têm capacidades/funcionalidades específicas, oferecidos a preços específicos para clientes específicos em intervalos de tempo.

Disso, temos três tipos de atividades em um processo:

  • Agrega Valor: Atividades que transformam os materiais ou as informações em produtos que o cliente deseja, ou seja, paga por eles porque enxergam valor.
  • Atividades Necessárias: Consomem recursos, não contribuem diretamente para o produto ou serviço, mas são altamente necessárias.
  • Desperdício: Atividades que consomem recursos, tempo e espaço, mas não contribuem diretamente para produzir o que o cliente deseja. Podem ser eliminados e não comprometem o resultado.

Como eu posso implementar o Lean na minha empresa?

O Lean pode ser iniciado por meio de suas próprias ações, porém para que os resultados sejam significativos e duradouros dentro da empresa é necessário envolver todos os níveis organizacionais e fazer com que os princípios do Lean façam parte da cultura da empresa, sendo difundidos e aplicados por todos. É importante lembrar que o Lean Manufacturing não é um projeto de melhoria, ele é um programa permanente de melhoria continua.

Em quais áreas da minha empresa eu posso implementar essa filosofia?

O Lean deve ser aplicado a todas as áreas da empresa, desde o setor de compra até o de venda, passando pelas finanças e recursos humanos.  Claro que os setores com maiores desperdícios devem ser priorizados, mas o programa deve  ser aplicado como um todo na empresa, sendo uma filosofia que envolve toda a organização.

Qual é o papel da liderança na implantação do Lean?

A Liderança tem o dever de comandar a implantação do programa Lean Manufacturing, assim como mantê-lo rodando na empresa.  Para isso, o líder deve conhecer a fundo a filosofia e conhecer os reais problemas da empresa. Além disso, ele deve ser capaz de motivar sua equipe para o desenvolvimento e aprendizado Lean, bem como criar na mente deles o senso de melhoria.

Quais são as principais barreiras pra a implantação do Lean?

O Lean Manufacturing necessita de uma mudança cultural, ou seja, uma mudança radical de mentalidade, valores e disciplina.  Talvez essa seja a principal dificuldade para a implantação da filosofia no dia a dia organizacional.

O primeiro passo para quebrar essas barreiras da filosofia, é romper as resistências às mudanças. Isso pode ser feito por meio de uma boa liderança.

A disseminação da cultura do Lean deve ocorrer de “cima para baixo”, ou seja, a alta administração deve estar comprometida com o programa antes que ele seja passado para os níveis operacionais. Um erro muito comum que algumas organizações cometem ao tentar implementar a filosofia é a valorização do individualismo. O Lean Manufacturing é um programa em conjunto, todos devem trabalhar em equipe e os resultados devem ser repassados e comemorados por todos os níveis da organização.

Além disso, a associação de demissões em larga escala aos programas de qualidade é um dos fatores mais desmotivadores. O programa deve ser sempre relacionado ao crescimento e expansão da organização.

Autor: Henrique Oliveira, Engenheiro especialista em melhoria contínua.

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